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Benefícios do desporto ao ar livre

Diversos estudos sugerem que andar ou praticar exercício físico ao ar livre tem imensos benefícios para a saúde, do ponto de vista físico e mental. Agora que o bom tempo veio para ficar, conheça 6 razões para praticar atividades ao ar livre.

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Diversos estudos sugerem que andar ou praticar exercício físico ao ar livre tem imensos benefícios para a saúde, do ponto de vista físico e mental. Agora que o bom tempo veio para ficar, conheça 6 razões para praticar atividades ao ar livre:

  1. Mais motivação. Fazer exercício físico ao ar livre é mais estimulante que o desporto entre “quatro paredes”. Em 2012, uma equipa de investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluiu que a natureza estimula mais os sentidos e tal torna a atividade mais agradável, contribuindo de forma positiva para a motivação e a vontade de repetir.
  2. Prático e acessível. Para quem pratica desporto ao ar livre, não há horários nem rotinas. Investigadores norte-americanos das Universidades da Califórnia e San Diego monitorizaram a atividade física de 896 pessoas, com mais de 66 anos, durante três anos, e concluíram que as pessoas que preferiam as atividades de ar livre eram significativamente mais ativas, praticando em média 30 minutos de exercício semanal.
  3. Vitalidade natural. De acordo com a Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, vinte minutos de contacto com a natureza são suficientes para sentir uma melhoria significativa de vitalidade o resto do dia. O psicólogo responsável pela pesquisa enfatizou também que “as pessoas com maior vitalidade também são mais resilientes em relação às doenças”.
  4. Mais concentração. Vinte minutos de caminhada na natureza ajudam a manter o foco, aumentando os níveis de atenção, como comprovado num estudo da Universidade de Illinois, em 2004, que comparou os níveis de concentração de crianças com perturbação da hiperatividade e défice de atenção após passeios com a mesma duração, feitos em ambientes de natureza e cenários urbanos.
  5. Bem-estar e Saúde mental. Praticar desporto liberta endorfinas, reduz o stresse e promove o bem-estar. Neste âmbito, investigadores de Glasgow, em 2012, decidiram analisar os hábitos de exercício de perto de 2 mil pessoas, e as diferenças entre o exercício indoor e outdoor foram significativas. De acordo com o estudo, os benefícios para a Saúde mental podem aumentar até mais 50% quando o exercício físico é feito em parques ou florestas em vez de num ginásio.
  6. Gastar calorias. De acordo com o jornal The New York Times, com base em estudos comparativos de performance, os declives do terreno e a resistência ao vento obrigam um corredor a gastar mais energia para percorrer a mesma distância. Segundo especialistas, o gasto de calorias ao ar livre é 5% maior do que nas atividades indoor.

Fonte: Vitalhealth

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