Correr com (o) excesso de peso: 6 dicas - ojoelhodoi.pt

Correr com (o) excesso de peso: 6 dicas

Perder peso é uma das principais razões que leva as pessoas a correr. Faz parte deste grupo? Então, descubra 6 dicas úteis para os corredores com peso a mais e aprenda a ter um treino eficaz e sem lesões.

excesso de peso

Corre porque tem peso a mais? Acredita que a corrida o pode deixar em boa forma? Conforme explicamos aqui, o excesso de peso é um dos fatores de risco associados ao desenvolvimento da dor no joelho. Se esta for a principal razão pela qual começou a correr, saiba se o está a fazer corretamente para evitar uma lesão.

Se tem peso a mais, terá, certamente, mais dificuldade na mobilidade, não só porque carrega “peso extra”, como também pela pressão que exerce sobre as articulações. Para facilitar o exercício e prevenir lesões, tome nota destas 6 dicas:

  1. Opte por treinos em ritmo aeróbio. Quanto maior a duração do treino, maior a queima de calorias. Ou seja, conseguirá queimar mais gordura se prolongar o seu treino, em vez de apostar numa corrida curta e intensiva ou em exercícios mais puxados.
  2. Tenha cuidado com a hidratação, uma vez que uma pessoa com excesso de peso transpira muito mais. Deve, por isso, hidratar-se e beber, regularmente, água ou bebidas isotónicas ricas em sais minerais.
  3. Evitar treinar com muita roupa. Treinar com muitas camadas de roupa para transpirar mais é um mito – vai ter impacto na quantidade de água que tem no corpo e não na gordura.
  4. Aposte em roupa cómoda para treinar. Tudo o que for muito justo, muito apertado ou muito largo deve ficar no armário. O treino deve ser sempre feito com roupa confortável.
  5. Verifique o estado dos seus ténis, em termos de amortecimento e passada. Mesmo que aparentemente estejam novos, a capacidade de amortecimento vai reduzindo quanto mais pesado for o corredor e acaba por afetar o equilíbrio do joelho.
  6. Hidrate o corpo, de forma a evitar que o contacto com a roupa cause assaduras.

Esperamos que a corrida seja um exercício eficaz e que o ajude a alcançar rapidamente os seus objetivos! Se, entretanto, tiver alguma dúvida sobre os exercícios de aquecimento, o tipo de corrida que deve fazer, dúvidas sobre sintomas ou possíveis lesões, pode colocar as suas perguntas diretamente ao médico da plataforma aqui.

Fonte: Runners World

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