Tipos de dor - ojoelhodoi.pt

Tipos de dor


Dores no joelho que dão dores de cabeça

"O joelho dói" é mais comum do que pensa. Será uma questão de género? Prende-se com a idade? Está relacionado com os hábitos e o estilo de vida? Podemos simplesmente culpar os genes? Na verdade, os especialistas não têm a resposta certa, mas tudo está relacionado com a dor no joelho.

Um desportista com as mãos no início e final do joelho e com uma montagem onde se vê o desenho dos ossos que compõem a perna
Como poderá verificar ao longo desta plataforma, existem diferentes tipos de dor, problemas e sintomas diversificados, e múltiplos fatores de risco.
O joelho é a maior e mais forte articulação do corpo, formado pela extremidade inferior do osso da coxa (fémur), pela extremidade superior do osso da perna (tíbia) e pela rótula.

No ponto em que se tocam, os três ossos são cobertos por uma substância lisa que os protege e amortece, a cartilagem. E é muitas vezes a alteração da harmonia entre esta membrana de células e de fibras de colagénio e o líquido que a lubrifica (sinovial) que causa a dor no joelho.
 
Agora, pare e pense um pouco. Teve algum acidente recentemente? O exercício físico já lhe valeu alguma lesão? Se sim, é provável que deva procurar aconselhamento profissional.

Deverá ser verificada a extensão da lesão e eventualmente iniciar um tratamento adequado. Se, pelo contrário, sente apenas um pequeno desconforto quando acorda, ou uma cedência do músculo de vez em quando, deverá avaliar se está a usar abusivamente o seu joelho nas tarefas do dia-a-dia, ou se terá peso a mais, fatores de risco que contribuem para a dor no joelho.

Outras causas não traumáticas (doenças mais prevalentes) associadas à dor do joelho:
  • a osteoartrose, que afeta cerca de 12,4% da população portuguesa e que se tornará rapidamente na 4ª causa de incapacidade física a nível mundial. É um problema crónico, degenerativo que incide na degradação gradual da cartilagem do joelho.
  • a artrite reumatóide, que apresenta uma prevalência de 0,7%. É um problema autoimune, o que significa que o sistema imunitário não está a funcionar adequadamente, atacando os próprios tecidos do organismo. Causa inflamação nas articulações, podendo levar à destruição da cartilagem e do osso.
  • a condromalácia, ou “joelho do corredor” , é um problema degenerativo associado ao amolecimento anormal e degradação da cartilagem da rótula. Ocorre normalmente em jovens adultos e que praticam desporto com corrida e saltos. Uma das características deste problema é a dor na parte da frente do joelho, que aumenta durante a corrida e na subida / descida de escadas.
  • a gota, está presente em 1,3% da população e é mais prevalente nos homens. É uma doença reumática inflamatória, resultante da produção excessiva de ácido úrico. Alterna entre períodos assintomáticos e episódios de dor intensa.
Me´dica a falar com uma doente e com um raio x na mão

Já captámos a sua atenção? Avalie se tem fatores de risco aqui.

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This