Encontrar a causa para o problema - ojoelhodoi.pt

Especialidades médicas


Encontrar a causa para o problema

Deixou de praticar desporto? Fazer uma caminhada exige muito esforço? Subir umas simples escadas deixam-no com dores? Provavelmente, está com um problema na articulação e precisa de aconselhamento médico.

O joelho é uma articulação complexa e crucial, vulnerável e muito suscetível a lesões e problemas graves. As causas destes problemas nem sempre são evidentes, mas os seus sintomas afetam a sua qualidade de vida, através da dor, bloqueio de movimentos, edema e instabilidade quando se movimenta.
Médico a conversar com um doente segurando uma placa na mão
É um problema muito comum e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Impõe-se a questão “Por onde começar?” Numa fase inicial, deve consultar o seu médico de família que, consoante a observação e diagnóstico, o reencaminhará para uma das seguintes especialidades:
  • Ortopedia e Traumatologia, que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das lesões ósseas, articulares, dos tendões, dos músculos e dos nervos periféricos (causas traumáticas). Por norma, esta área mantém uma estreita colaboração com outros departamentos como o de Medicina Interna, Reumatologia, Oncologia e Reabilitação. Tem também uma prevalência importante na cirurgia artroscópica (das articulações do ombro, joelho, tíbia) e na cirurgia de tumores ósseos em adultos e crianças.

 

  • Reumatologia, que diagnostica e trata as doenças que envolvem o aparelho locomotor de causa não traumática. Esta especialidade médica dedica-se ao diagnóstico, tratamento, reabilitação, estudo e investigação das doenças reumáticas, que, no nosso país, constituem a primeira causa de consulta médica. As doenças reumáticas englobam um vasto conjunto de condições clínicas que correspondem a doenças crónicas e que estão subdiagnosticadas em Portugal, sendo uma das principais causas de sofrimento e de incapacidade. Não tenha dúvidas, comece por aqui.

 

  • Medicina Física e de Reabilitação, também comumente chamada Fisiatria, uma área da medicina que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com os nervos, articulações e ossos, que podem originar lesões temporárias ou permanentes. O seu objetivo é promover a qualidade de vida das pessoas que estejam limitadas por problemas articulares, tendinosos, nervosos ou musculares, decorrentes de uma lesão ou outro problema de saúde.

 

  • Fisioterapia, que se define como a área responsável por desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas. Tem como objetivo ajudar na recuperação das pessoas com disfunções a nível físico, mental, de desenvolvimento ou outros problemas, onde se inclui a dor. É importante no processo de reabilitação, mas também na prevenção em diversas áreas como ortopedia e traumatologia. Aplica-se em qualquer idade, género ou problema, assumindo, no entanto, maior relevância no tratamento de sintomatologia dolorosa, na recuperação de lesões (traumáticas) e reabilitação pós-cirúrgica, com vista a melhorar a qualidade de vida. Dependendo do nível do seu problema, poderá ser recomendada.

 

  • Nutrição, que é importante na prevenção e tratamento da dor no joelho. É a área que estuda a ingestão, digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes e que ensina técnicas e dicas para manter um estilo de vida saudável. É essencial conhecer os alimentos e seguir uma alimentação equilibrada para prevenir determinados problemas como o excesso de peso.

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This