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Exercícios para reforçar os joelhos

Atualmente, um elevado número de pessoas apresenta patologias ou sintomas de problemas nos joelhos. Excluindo as lesões de trauma direto no joelho, normalmente os problemas devem-se à dificuldade em suportar a carga. Por este motivo, e na maioria dos casos, mais do reforçar os músculos que estabilizam o joelho, é importante perder peso e melhorar a mobilidade de outras articulações. Veja alguns exercícios que pode incluir no seu plano de treinos.

joelhos

Atualmente, um elevado número de pessoas apresenta patologias ou sintomas de problemas nos joelhos, pelo que, considerando a enorme diversidade de lesões existentes, a realização de um diagnóstico (precoce) correto é determinante.

Excluindo as lesões de trauma direto no joelho, normalmente os problemas devem-se à dificuldade em suportar a carga, isto é, a má postura associada ao excesso de peso, e a movimentos fora do espaço fisiológico, na tentativa de compensar a falta de mobilidade nas articulações supra e infra jacentes. Por este motivo, e na maioria dos casos, mais do que reforçar os músculos que estabilizam o joelho, é importante perder peso e melhorar a mobilidade de outras articulações. Nestes casos, qualquer que seja o exercício realizado, é determinante garantir um bom alinhamento articular em todo o membro inferior para evitar pressões e respetivo desgaste nas várias estruturas, como por exemplo, os meniscos.

Independentemente de se tratar de uma reabilitação ou de um treino de um atleta sem qualquer lesão, reforçar o joelho não implica apenas estimular os músculos que o rodeiam, mas também uma recuperação funcional.

Partilhamos alguns exercícios que podem ser integrados num plano de treino, mediante aconselhamento profissional:

Fonte: Sapo Lifestyle

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