Jogging: um (potencial) inimigo para o seu joelho - ojoelhodoi.pt

Jogging: um (potencial) inimigo para o seu joelho

Se gosta de natureza e atividades ao ar livre, o jogging é o exercício ideal! Tornou-se, rapidamente, popular devido aos seus benefícios, mas se o fizer de forma errada ou sem qualquer preparação prévia, o mais certo é perder peso… e ganhar uma lesão! Descubra como se deve preparar e dicas de aquecimento.

jogging

Se gosta de natureza e prefere atividades ao ar livre, o jogging é o exercício ideal! Mais lento que a corrida e mais rápido que a caminhada, o jogging tornou-se, rapidamente, num exercício popular devido aos seus reconhecidos benefícios. Mas tome nota: se o fizer de forma errada ou sem qualquer preparação prévia, não vai perder peso…, mas sim ganhar uma lesão!

Fazer jogging, sem qualquer exercício prévio ou atividade para reforçar o joelho, pode danificar as articulações do joelho. De acordo com os especialistas, qualquer pessoa que decida integrar o jogging no seu plano de treinos deve começar por caminhar, durante cerca de dois meses, para aumentar a flexibilidade do corpo e dos joelhos, prevenindo qualquer pressão sobre as articulações do joelho.

Os profissionais de saúde alertam para o facto de a maioria dos exercícios destinados à redução de peso / eliminação de gorduras afetarem o joelho. Contrariamente ao que é recomendado, a maioria das pessoas tende a treinar com vista a resultados imediatos, em vez de aumentar, gradualmente, a intensidade dos exercícios.

De manhã, à tarde ou à noite, o jogging continua a ser um bom exercício. Por isso, se quer começar a praticar, comece já a traçar um plano de treinos, onde se incluam as caminhadas. Quando sentir que o corpo está preparado, GO!

Se precisar de algumas dicas de aquecimento para o jogging, consulte este artigo.

Fonte: NDTV Food

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