Mind, Body & Soul. Os sempres e nuncas para quem vive com dor no joelho - ojoelhodoi.pt

Mind, Body & Soul. Os sempres e nuncas para quem vive com dor no joelho

Quando se vive com dor no joelho, é importante ter o acompanhamento de um profissional de saúde e interiorizar algumas regras. Saiba o que deve fazer sempre e o que pode evitar.

Dor no joelho

SEMPRE.

1. Manter o seu peso, de forma a reduzir a carga sobre as articulações. Para ter uma noção, por cada 0,5kg perdido, o seu joelho irá aliviar o correspondente a 2kg de carga. Fale com o seu médico para integrar a dieta e o exercício no seu plano de tratamento. Mantenha-se ativo e controle o seu peso.
2. Apostar numa dieta saudável e equilibrada. Amêndoas, salmão, laranjas e espinafres são alguns dos alimentos que podem ser benéficos. Por que não tentar inclui-los na lista de supermercado? Manter uma dieta nestes moldes não é difícil. Quando jantar fora, siga estas dicas: peça a partir do topo do menu; opte pelas entradas, aperitivos, sopa e saladas – as porções serão pequenas e leves se escolher corretamente; escolha uma salada com um molho leve, cebola ou outros vegetais.
3. Comer devagar. O seu cérebro precisa de 20 minutos para registar que o estômago está cheio e que já está saciado. Por isso, quanto mais tempo estiver a mastigar, menos comida irá ingerir. Esta técnica é muito utilizada quando se procura perder peso.
4. Ser proativo no seu tratamento. Faça anotações regulares sobre os seus sintomas, quando a dor é mais intensa e quais as atividades onde se sente mais afetado. Ao partilhar as suas notas com o seu médico, irá ajudá-lo a elaborar um plano de tratamento à sua medida.
5. Treinar de forma moderada. Se não está habituado a fazer exercício físico, seja consciente e faça-o de forma moderada. Aposte, por exemplo, em pequenas caminhadas e, pouco a pouco, aumente o tempo e a intensidade.
6. Fazer do treino uma rotina divertida. Experimente uma combinação de atividades aeróbicas, treino de flexibilidade e de força. A natação, por exemplo, é excelente pois é uma atividade de baixo impacto e que não sobrecarrega as articulações.
7. Ter apoio no trabalho. É importante certificar-se que o seu espaço de trabalho está adequado às suas necessidades (e limitações).

 

NUNCA.

1. Ficar parado. É este o segredo para manter a qualidade de vida.

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