Sente dor no joelho? "Não deixe que a dor o pare" - ojoelhodoi.pt

“Não deixe que a dor o pare.”

“Dor, inchaço, rigidez articular e, em situações mais graves, deformação, são os sintomas mais frequentes e que mais condicionam a prática das atividades diárias e a qualidade de vida dos doentes.” “The future in your hands”, ou seja, “O futuro nas suas mãos” é o mote para a partilha deste caso real, que pode ser o seu.

Dor

Partindo do desafio do World Arthritis Day que consiste na partilha de um caso real em que a artrose representa um fator limitador da vida diária de um doente, a Sanofi lançou no dia 12 de Outubro, Dia Mundial da Artrose, um vídeo que demonstra uma realidade comum a um milhão de portugueses que vivem com esta doença.

Dor, inchaço, rigidez articular e, em situações mais graves, deformação são os sintomas mais frequentes e que mais condicionam a prática das atividades diárias e a qualidade de vida dos doentes. Contudo, a mensagem do World Arthritis Day apela precisamente à possibilidade de cada um poder contrariar as limitações impostas pela artrose. “The future in your hands”, ou seja, “O futuro nas suas mãos” é o mote da campanha lançada este ano pela organização apoiada pela EULAR (European League Against Rheumatism) e que tem como missão sensibilizar a população, os profissionais de saúde e, sobretudo os doentes portadores de patologia reumática para que procurem soluções e apoios para viverem melhor com a doença que os afeta. A dor e a incapacidade não são condições inevitáveis da osteoartrose, desde que sejam tomadas algumas medidas preventivas da sua progressão, nomeadamente o controlo do peso (nos casos de obesidade) e o recurso a terapêuticas farmacológicas ou cirúrgicas específicas.

“Dor, inchaço, rigidez articular e, em situações mais graves, deformação, são os sintomas mais frequentes e que mais condicionam a prática das atividades diárias e a qualidade de vida dos doentes”

A osteoartrose é uma doença crónica, progressiva, caracterizada por alterações degenerativas da cartilagem articular, que afeta principalmente as articulações de carga, tais como os joelhos, a coluna e as ancas. Tem uma incidência de cerca de 80% na população com mais de 60 anos, mas pode surgir em idades mais precoces devido ao excesso de peso ou obesidade, ou devido à prática de uma atividade profissional ou de uma modalidade desportiva que impliquem uma maior sobrecarga em algumas articulações.

Cátia Jorge | Jornalista, Medical Writer

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This