3 Alimentos a evitar quando se tem artrose no joelho

Quem sofre de Osteoartrose deve ter o máximo de cuidado com a alimentação. Há, sobretudo, 3 tipos de alimentos que são de evitar a todo o custo.

Quem sofre de Osteoartrose deve ter o máximo de cuidado com a alimentação. Há, sobretudo, 3 tipos de alimentos que são de evitar a todo o custo.

A Osteoartrose é uma doença que leva ao desgaste da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas, neste caso dentro da articulação do joelho. Todos os que sofram desta doença devem evitar consumir certos alimentos que são muito consumidos pela generalidade das pessoas. São eles:

REFRIGERANTES

Estes produtos contêm, na maior parte das vezes, doses elevadas de açúcar, o qual é responsável pelo desencadear de inflamações no corpo. Zonas que já sofrem de inflamação, como é o caso dos joelhos com Osteoartrose, tendem a piorar, aumentando assim a dor e a velocidade do desgaste da cartilagem.
Nas nossas sociedades, os refrigerantes são a maior fonte de açúcar refinado e constituem, por isso, um risco acrescido para pacientes com Osteoartrose. Do mesmo modo, também o é qualquer alimento que contenha açúcar refinado.

PIZZAS

Estudos mostram que a ingestão de gorduras saturadas estimula o tecido adiposo do corpo a libertar substâncias inflamatórias, piorando o quadro clínico de quem tem Osteoartrose. A pizza é a principal fonte de gorduras saturadas na nossa alimentação e deve ser evitada por quem sofre desta patologia, assim como outros alimentos que tenham estas características, tais como os gelados, as margarinas ou os enchidos.

BATATAS FRITAS

No processo de fritura, o contacto dos alimentos com o óleo a alta temperatura produz toxinas que são inflamatórias, piorando a situação de quem sofre de Osteoartrose. É o caso concreto das batatas fritas, mas, de um modo geral e como regra, todos os tipos de fritos devem ser evitados.

Fonte (22/05/2020)
MAT-PT-2000508 v1 08/2020

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This