8 Terapias naturais para a dor da osteoartrose

A medicação não é a única solução para as dores provocadas pela Osteoartrose. Enquanto os tratamentos convencionais trabalham para controlar a inflamação e retardar a progressão da doença, existem terapias naturais que podem ajudar o paciente a sentir-se melhor. Conheça 8 formas de aliviar a dor de forma natural recomendadas pela Arthritis Foundation.

A medicação não é a única solução para as dores provocadas pela Osteoartrose. Enquanto os tratamentos convencionais trabalham para controlar a inflamação e retardar a progressão da doença, existem terapias naturais que podem ajudar o paciente a sentir-se melhor. Conheça 8
formas de aliviar a dor de forma natural recomendadas pela Arthritis Foundation.

ACUPUNTURA

Esta técnica de medicina chinesa consiste na inserção de finas agulhas através da pele até certos  pontos específicos do corpo. Foi concebida para estimular nervos, músculos e conexões, melhorando o fluxo sanguíneo e ativando os analgésicos naturais do corpo.

MASSAGEM

A manipulação suave do corpo através de uma pressão moderada, exercida por dedos ou mãos, mostrou ser uma forma eficaz de reduzir a dor nas articulações e melhorar o alcance do movimento. Contudo, o timing é essencial e é preciso estar atento ao que o corpo nos diz. A massagem pode não ser útil no caso de uma inflamação muito forte, quando as articulações estão especialmente doridas e sensíveis.

TAI CHI

O Tai Chi é uma prática chinesa que combina movimentos suaves, com respiração profunda e meditação. Provou ser eficaz, não só na redução da dor nas articulações, como no aumento do alcance e funcionalidade dos movimentos, além de proporcionar sentimentos de bem-estar.

YOGA

O Yoga é uma prática indiana que utiliza respiração profunda, meditação e posturas específicas do corpo. Mostrou ser capaz de reduzir dores das articulações e a rigidez, assim como aumentar a capacidade de relaxamento e diminuir o stress.

PERDA DE PESO

A perda de peso corporal significa uma redução direta da pressão sobre articulações inchadas e doridas. É fundamental aliar uma dieta equilibrada à prática de exercício físico regular. Convém escolher-se comida que esteja nos 5 principais grupos alimentares (frutas, vegetais, proteínas magras, lacticínios com pouca gordura e cereais integrais). O ideal é conseguir-se fazer cerca de 30 minutos de exercício diário de baixo impacto, 5 dias por semana.

TERAPIA FÍSICA

Os fisioterapeutas podem sugerir diversas formas de reduzir a pressão e a tensão que são normalmente exercidas sobre articulações que estão doridas e inchadas. Isto inclui terapia manual e algum aconselhamento sobre as posturas e os movimentos corretos do corpo. Podem igualmente recomendar dispositivos de ajuda, tais como elásticos e talas de suporte às articulações ou palmilhas para o calçado que permitam o alívio do stress nas extremidades inferiores.

GEL TÓPICO

Este tipo de gel funciona através da estimulação das extremidades sensoriais nervosas da pele e pela estimulação do corpo para que este reduza os sinais de dor que circulam através do sistema nervoso.

TENS

Muito usada por fisioterapeutas e quiropráticos, a Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS) é uma forma de estimulação elétrica usada no alívio da dor. Pequenos elétrodos são colocados sobre a área afetada e uma corrente eletromagnética é induzida através da pele.

Fonte
Acedido a 17/05/2020. Esta página pode ser atualizada e deve ser consultada regularmente para acesso à informação mais recente.

 

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