A relação entre a obesidade e a Osteoartrose

A obesidade, a dor e doenças como a Osteoartrose são problemas de saúde frequentes que podem causar perda da qualidade de vida e até incapacidade. Além disso, acarretam elevados custos sociais e económicos para os cidadãos e a sociedade em geral.

obesidade e osteoartrose

A obesidade, a dor e doenças como a Osteoartrose são problemas de saúde frequentes que podem causar perda da qualidade de vida e até incapacidade. Além disso, acarretam elevados custos sociais e económicos para os cidadãos e a sociedade em geral.

A Direção-Geral da Saúde implementou várias intervenções no âmbito de problemas de saúde que estão ligados à obesidade. É o caso do Plano Nacional de Luta Contra a Dor, do Programa Nacional de Combate à Obesidade ou do Programa Nacional Contra as Doenças Reumáticas. Agora, no âmbito do Programa Nacional de Saúde, implementaram-se programas prioritários nas áreas da Promoção da Alimentação Saudável e da Promoção da Atividade Física.

OBESIDADE

A obesidade consiste, basicamente, numa acumulação anormal ou excessiva de gordura corporal que pode atingir graus capazes de prejudicar a saúde. Trata-se de uma epidemia global que demonstra uma tendência de crescimento preocupante. Segundo as estimativas da OMS, em 2016 mais de 1,9 mil milhões de adultos em todo o mundo tinham excesso de peso, o que representa cerca de 39% da população mundial adulta. Destes, mais de 600 milhões (13% da população mundial adulta) foram mesmo considerados obesos. No mesmo ano, 340 milhões de crianças e adolescentes dos 5 aos 19 anos eram obesos ou tinham excesso de peso. No mundo inteiro, a obesidade mais do que duplicou entre os anos de 1980 e 2014.

Sabe-se que este problema, principalmente se acompanhado de um nível elevado de gordura visceral, está associado a uma inflamação crónica sistémica de baixo grau e a um risco elevado de grande número das doenças crónicas. Nestas, incluem-se tanto as condições inflamatórias como as condições degenerativas do sistema músculo-esquelético, como é o caso da Osteoartrose.

OBESIDADE E OSTEOARTROSE

Em termos clínicos, a Osteoartrose é uma doença degenerativa da cartilagem e do osso subcondral que se caracteriza por um estreitamento da entrelinha articular, devido à degradação enzimática da matriz, osteofitose e esclerose óssea subcondral. É uma doença que se manifesta através dor e da disfunção articular e que pode conduzir à incapacidade. A Osteoartrose afeta mais pessoas do que qualquer outra doença articular, sendo que a sua prevalência aumenta com a idade.

A relação entre a obesidade e a Osteoartrose surge bem evidenciada em vários estudos. Sabe-se que a obesidade, ao provocar uma rotura mecânica, designadamente a compressão da articulação e alterações do alinhamento, pode desencadear a Osteoartrose. Mas esta associação entre obesidade e Osteoartrose vai para além da sobrecarga causada pelo excesso de peso, sendo isso bem evidente no caso das mãos, cujas articulações não estão sujeitas a sobrecarga e, apesar disso, são geralmente afetadas pela doença. Isto sugere que o estado inflamatório crónico, presente na obesidade, será um dos seus fatores causadores.

A dor provocada pela obesidade tornou-se também num problema de saúde cada vez mais comum. No caso específico da dor músculo-esquelética, também a associação entre obesidade e Osteoartrose estará provavelmente relacionada com a inflamação crónica.

A associação positiva entre a dor músculo-esquelética e a osteoartrose nos indivíduos com excesso de peso e com obesidade foi demonstrado em vários ensaios clínicos. Estes resultados reforçam a necessidade de implementação de medidas de prevenção e de tratamento para um efetivo controlo deste problema com impacto na saúde e na qualidade de vida das pessoas com osteoartrose.

Fontes (22/05/2020):
http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpmgf/v33n3/v33n3a07.pdf
https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight

Publicado a 27/08/2020
MAT-PT-2000509 v1 08/2020

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This