Causas da osteoartrose e principais sintomas

Hoje, a osteoartrose é vista já não como um simples processo degenerativo, mas como um conjunto de fatores amplo e complexo que envolve as diferentes partes das articulações e na qual o processo inflamatório tem um grande impacto.

Hoje, a osteoartrose é vista já não como um simples processo degenerativo, mas como um conjunto de fatores amplo e complexo que envolve as diferentes partes das articulações e na qual o processo inflamatório tem um grande impacto.

Em primeiro lugar, é importante conhecer os principais fatores de risco que são normalmente associados ao aparecimento e progressão da osteoartrose, podendo estes ser bastante variados.

A este nível, destacam-se questões como a idade, o excesso de peso e a obesidade, as propensões genéticas, o género (o sexo feminino é mais afetado que o masculino), mas, do mesmo modo, lesões articulares e traumatismos que possam ter ocorrido, doenças metabólicas e endócrinas ou artropatias inflamatórias.

Felizmente, alguns destes fatores de risco podem ser atenuados através de práticas de vida saudáveis. É o caso, desde logo, do peso em excesso e da obesidade que contribuem e muito para o aumento da pressão sobre as articulações que têm de suportar cargas. Depois, existem alguns tipos de traumatismos articulares que resultam de certos estilos de vida ou profissões e esses podem também ser evitados. Finalmente, alguns fatores anatómicos particulares podem ser corrigidos, de modo a não contribuírem para um desgaste mais acentuado das articulações.

Em relação aos sintomas mais comuns desta patologia, há sobretudo a considerar o tipo de dor mecânica que se vai acentuando durante o dia, com a repetição dos movimentos articulares e que abranda depois, em repouso. Um outro sintoma, que vulgarmente acompanha a dor, é a rigidez articular matinal de curta duração (cerca de 30 minutos). Pode, ainda, ocorrer alguma limitação de certos movimentos, com esta a condicionar a vida diária do paciente e podendo surgir precocemente.

Fonte (13/09/2022):

https://www.chln.min-saude.pt/media/k2/attachments/servico_reumatologia/Manual%20da%20Osteoartrose.pdf

 

MAT-PT-2200986 v1 outubro 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This