Causas para a dor no joelho

Quando existe dor no joelho, acompanhada de rigidez e inchaço, a causa pode ser de vária ordem. Importa identificar corretamente qual o tipo de problema que ocorre para uma melhor prescrição do tratamento adequado.

Quando existe dor no joelho, acompanhada de rigidez e inchaço, a causa pode ser de vária ordem. Importa identificar corretamente qual o tipo de problema que ocorre para uma melhor prescrição do tratamento adequado.

Existem algumas justificações para o surgimento da dor no joelho, as quais não se encontram necessariamente relacionadas com a artrite. É o caso, por exemplo, de desalinhamentos, entorses ou restrição de movimentos que resultam de processos de cicatrização.

Não é fácil diagnosticar a artrite e apenas um especialista o poderá fazer com precisão, prescrevendo os cuidados médicos necessários. Mas isso é fundamental para que a doença não evolua para estados mais agudos e até incapacitantes.

Estes são alguns dos diferentes tipos de artrite que podem estar na origem da dor no joelho:

 

Osteoartrose ou Osteoartrite.

Estas duas designações referem-se à mesma patologia, concretamente a degeneração das cartilagens que se encontram nas extremidades dos ossos que fazem parte das articulações. Quando as cartilagens estão danificas, deixam de cumprir a sua função de amortecimento e os ossos entram em contacto entre si. É isto que pode causar dor, rigidez e perda da capacidade articular. É a forma mais vulgar de artrite e afeta particularmente a articulação do joelho.

Artrite Reumatóide

Trata-se de uma doença inflamatória crónica que resulta de um ataque que, por engano, o sistema imunológico faz às articulações. Em geral, a artrite reumatóide afeta os dois lados do corpo (ambos os joelhos), causando dores, inchaços, inflamação e redução da função articular.

Artrite Juvenil

É um tipo de artrite que afeta crianças até aos 16 anos.

Gota

Esta é uma forma de artrite que surge quando existe excesso de ácido úrico acumulado na corrente sanguínea. Este ácido dá lugar a cristais que se assemelham a agulhas e se instalam em várias zonas do corpo, como é o caso das articulações. Por isso, os sintomas podem começar por dores e inchaço no dedo grande do pé e posteriormente passar para os joelhos.

Artrite Reativa

A artrite reativa é um tipo de artrite crónico. Surge, normalmente, a seguir a uma infeção do sistema genital, urinário ou gastrointestinal. Pode afetar os joelhos, mas também as ancas e os ombros.

Artrite Infecciosa

Conhecida também como Artrite Séptica, surge por via de uma infeção que ocorre dentro da articulação. É normalmente causada por bactérias que passam da pela corrente sanguínea para esta. Também pode ter origem em vírus ou fungos.

Fonte (13/09/2022):

https://www.arthritis.org/health-wellness/about-arthritis/where-it-hurts/when-knee-pain-may-mean-arthritis

MAT-PT-2201019 v1 outubro 2022 

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This