Combater a rigidez articular

Algumas manhãs podem ser mais difíceis, sobretudo para quem sofre de Osteoartrose. Com a chegada do tempo frio, muitas pessoas sentem uma maior rigidez articular logo de manhã.

Rigidez das articulações

Com a chegada do tempo frio, muitas pessoas sentem uma maior rigidez articular logo de manhã. Contudo, quem sofre de Osteoartrose pode mesmo sentir que essa rigidez se prolonga por algumas horas ou, nalguns casos, durante todo o dia.

Algumas manhãs podem ser mais difíceis, sobretudo para quem sofre de Osteoartrose. Isto porque, durante a noite, com as articulações em repouso, a inflamação que se dá ao nível destas pode provocar um inchaço e uma contração dos músculos e tecidos circundantes, o que, por sua vez, origina os estados de dor e rigidez que são conhecidos. Assim, é muito importante tomar algumas precauções que permitam o alívio da rigidez matinal e um começo de dia mais aprazível:

 – Desde logo, procure manter o seu quarto a uma temperatura confortável durante a noite e use almofadas de aquecimento ou cobertores elétricos se sentir necessidade de mais calor;

 – Se sentir frio nas mãos, utilize luvas de calor que possam ser aquecidas no micro-ondas;

– Tome um banho ou um duche quente para aquecer o corpo, durante o tempo que se sentir confortável e lhe dê prazer. Isso vai ajudar a soltar os músculos e a aliviar as dores;

– Se tiver medicação para tomar para esse efeito, faça-o antes de se levantar para que esta comece a fazer efeito, entretanto. Basta ter um copo de água na mesa de cabeceira e algo simples para comer;

 – Ainda antes de se levantar, faça alguns alongamentos suaves na cama. Se for necessário, um fisioterapeuta pode criar-lhe uma rotina de exercícios simples e fáceis de pôr em prática;

– Fazer uma caminhada matinal, ioga ou tai chi ou dar um mergulho numa piscina aquecida, vai ajudar a libertar os músculos e as articulações. O exercício é importante para se manter forte e soltar as suas articulações.

– Esfregue as suas articulações com um bom creme. Isso vai fornecer calor às articulações e aliviar a inflamação.

– Organize as suas atividades para que tenha menos que fazer durante a manhã. Algumas coisas podem já ficar preparadas de véspera e, assim, o seu dia arranca de forma mais suave.

– Ao utilizar ferramentas e utensílios, prefira modelos ergonómicos que não provoquem pressão sobre as articulações. 

– Experimente um cobertor elétrico, principalmente nos dias frios, para aquecer as articulações antes de se levantar.

A dieta mediterrânea é excelente e, bem equilibrada, pode funcionar como um anti-inflamatório.

– Se precisar de ajuda, não hesite em pedi-la. Familiares e amigos podem ajudar a resolver problemas muito simples que para si são mais complicados.

– E, claro, fale sempre com o seu médico sobre a evolução da sua condição e acerca das melhores respostas a cada momento.

Fonte (17/09/2021):

https://www.arthritisnsw.org.au/tips-for-coping-with-morning-stiffness/

 

MAT-PT-2101125 – 1.0 – outubro 2021

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