Como evitar a dor enquanto faz jardinagem

A jardinagem é uma ocupação a que as pessoas com Osteoartrose se podem dedicar sem sentir dor. Com pequenas adaptações podem retirar todos os benefícios da jardinagem sem ter de sofrer por isso.

A jardinagem é uma ocupação a que as pessoas com Osteoartrose se podem dedicar sem sentir dor. Com pequenas adaptações podem retirar todos os benefícios da jardinagem sem ter de sofrer por isso.

Algumas simples modificações podem tornar a jardinagem acessível a qualquer pessoa. Os jardins acessíveis são prescritos por muitos médicos como uma forma de terapia física, mental e social, uma vez que são exatamente desenhados para indivíduos com limitações ou necessidades específicas. Para os pacientes com Osteoartrose o mais importante é que os seus jardins se encontrem facilmente ao seu alcance.

Com pequenos ajustamentos, isto é fácil de se conseguir, qualquer que seja a escala e a preferência pelo tipo de flores, vegetais ou plantas. Deve-se começar por identificar todos os potenciais problemas ou limitações e encontrar a forma certa de os contornar. As boas ideias não faltam:

ELEVE O SEU JARDIM A OUTRO NÍVEL

Se sente dificuldade em dobrar-se ou inclinar-se ao trabalhar no jardim, traga-o para o seu nível. Experimente utilizar floreiras ou canteiros elevados para evitar esforços. Este tipo de recipientes permitem reduzir o stress sobre os joelhos quando está a escavar ou a tratar do que plantou. Pode, eventualmente, conseguir alguém que faça a instalação dos recipientes e a sua preparação. Depois de estar tudo a postos, o jardim é todo seu para usar e desfrutar.

USE FERRAMENTAS FÁCEIS DE MANUSEAR

Ferramentas de cabo longo que lhe permitam trabalhar de pé, sem ter de se inclinar e ferramentas fáceis de manusear são as melhores amigas dos jardineiros. Pode sempre usar extensões que aumentam o alcance destas para chegar mais longe, de forma mais fácil.

Arranje uma almofada para assentar os joelhos ou um pequeno banco no qual se possa sentar enquanto trata do jardim. Isto previne que tenha de se dobrar ou inclinar. De qualquer modo, não se esqueça de se levantar e se esticar, de vez em quando.

PRATIQUE UMA POSTURA CORPORAL CORRETA

Deixe as suas articulações mais fortes fazerem o trabalho, sempre que possível. Em vez de usar os seus dedos para levantar um objeto, tente usar a palma da mão, os seus antebraços ou até os seus cotovelos. Segure os objetos junto do corpo quando os carregar consigo. Fique de pé ou sente-se a direito enquanto trabalha e mude de posição frequentemente.

FAÇA PAUSAS FREQUENTES

Quando está a jardinar, a dor provocada pela Osteoartrose pode aumentar se não tomar cuidado com as suas articulações. Pare um pouco, cheire as suas rosas e beba um copo de limonada. Pausas frequentes são bem merecidas e permitem-lhe apreciar toda a beleza do seu jardim, planear as próximas tarefas e fazer o máximo antes que a fatiga se instale.

Fonte (30/10/2020)

MAT-PT-2001139 v1 10/2020

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