Correr de forma segura com osteoartrose do joelho

Ao contrário do que se possa pensar, a prática de exercícios de corrida não constitui um risco para o surgimento de osteoartrose.

Ao contrário do que se possa pensar, a prática de exercícios de corrida não constitui um risco para o surgimento de osteoartrose.

Vários estudos científicos realizados demonstraram, inclusivamente, que correr não só não causa osteoartrose como inclusivamente a pode prevenir ao longo do tempo, como por exemplo no caso das ancas e dos joelhos.

A verdade é que a corrida é hoje vista como um tipo de exercício físico que pode reduzir a dor normalmente associada à doença, desde que praticado com moderação e cuidado. De um modo geral, correr ajuda a perder peso e essa pode ser uma das explicações para estes resultados surpreendentes.

Ainda assim, é importante saber dosear o esforço. É bom começar mais devagar e, progressivamente, ir ouvindo o corpo, estar atento às reações deste e ter o acompanhamento de especialistas de saúde como médicos ou fisioterapeutas. Correr sem sentir dor é o ideal. Se esta eventualmente piorar, está na altura de parar por uns dias.

Existem diferentes géneros de dor e é fundamental saber distingui-los. A dor ao correr pode ter várias origens, desde o treino excessivo, passando por uma lesão antiga ou até um desalinhamento congénito do joelho ou da anca. Um médico pode ajudar a perceber qual é o problema real.

Genericamente, é importante contar com calçado adequado, que proporcione um elevado amortecimento e correr sempre em superfícies macias e planas. Se sentir necessidade, fale com o seu especialista e peça-lhe exercícios específicos para fortalecimento dos músculos da coxa. Tudo ajuda, mas é importante que saia de casa e vá mesmo fazer a sua corrida.

Fonte (13/09/2022):

https://www.arthritis.org/health-wellness/healthy-living/physical-activity/other-activities/running-safely-with-knee-osteoarthritis

MAT-PT-2200988 v1 outubro 202

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