Cuidados a ter com a osteoartrose no dia-a-dia

Para além das terapêuticas mais adequadas a cada tipo de paciente que sofre de osteoartrose, existem alguns cuidados genéricos que é importante ter-se em consideração. Trata-se de uma patologia complexa que pode afetar várias articulações e que deve ser tratada, mas também prevenida.

Para além das terapêuticas mais adequadas a cada tipo de paciente que sofre de osteoartrose, existem alguns cuidados genéricos que é importante ter-se em consideração. Trata-se de uma patologia complexa que pode afetar várias articulações e que deve ser tratada, mas também prevenida.

Por regra, quem sofre de osteoartrose não deve permanecer muito tempo de pé na mesma posição, mas antes procurar repousar por pequenos períodos de tempo, ao longo do dia. Ao mesmo tempo, deve-se evitar o levantamento de objetos pesados, escadas demasiado longas e subidas íngremes.

No dia a dia, é aconselhável optar-se por roupas simples e práticas que não obstaculizem os movimentos. Prefira botões grandes e casas largas. Nos fechos de correr, pode colocar argolas. Quanto ao calçado, este deve ser resistente, sem saltos altos, de pontas largas e com palmilhas de amortecimento. Tudo o que reduza o impacto ao andar é uma boa solução.

De carro ou nos transportes públicos, importa ter cuidado com a trepidação. Quando se estiver no emprego, também que ter em atenção a altura da secretária e da cadeira, além de se contar com um bom apoio dos pés. De vez em quando, deve-se levantar e caminha um pouco para aliviar a tensão articular.

Quando se está nas compras, o melhor conselho é o de se utilizar sempre um carrinho e empurrá-lo em vez de o puxar. Nunca levantar objetos pesados sem fletir os joelhos e distribuir bem os pesos por ambas as mãos, mantendo os volumes junto ao corpo. Leva uma mochila? Use-a às costas e bem ajustada.

Já em casa, é de se manter as costas direitas ao fazer a cama, assim como ao passar a roupa a ferro (suba ou desça a tábua e, se possível, sente-se). Não abuse e faça-o por curtos períodos, com a coluna bem direita. Procure produtos que sejam adaptáveis e protejam as suas mãos, por exemplo.

Outro dos cuidados a ter: escolha torneiras com manípulo longo ou de cruzeta, utilize materiais antiderrapantes para evitar as quedas e use tesouras com mola. Segure as escovas, a dos dentes e a do cabelo, com todos dos dedos e use uma caneta grossa para escrever. Na cozinha, abra as latas com aparelhos elétricos indicados para o efeito e segure as colheres com os dedos todos à volta do punho.

De um modo geral, use a sua sensibilidade de modo a perceber quando poderá estar a sobrecarregar as suas articulações. Saber dosear os esforços pode trazer-lhe uma melhoria substancial da qualidade de vida.

Fonte (13/09/2022):

https://www.chln.min-saude.pt/media/k2/attachments/servico_reumatologia/Manual%20da%20Osteoartrose.pdf

MAT-PT-2200989 v1 outubro 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This