Curgete e Ovos – Duas receitas para quem sofre de Osteoartrose

É apreciador de curgetes e ovos? Conheça duas receitas a partir destes ingredientes que são particularmente indicadas para quem sofre de Osteoartrose.

É apreciador de curgete e ovos? Conheça duas receitas a partir destes ingredientes que são particularmente indicadas para quem sofre de Osteoartrose.

A Osteoartrose pode causar dores muito intensas e perda de mobilidade, o que torna difícil ou mesmo impossível realizar certas tarefas do dia a dia. Promover a atividade física e manter um peso adequado são boas formas de se controlar a doença e evitar o agravamento. Ao mesmo tempo, há alimentos que podem ajudar e muito no combate à inflamação das articulações. Talvez não saiba, mas são o caso da curgete e dos ovos. Por isso, deixamos-lhe aqui duas receitas, uma para cada caso, que podem ser excelentes para incluir na sua dieta.


RECEITA #1: BARCOS DE CURGETE

A dieta certa deve conter frutas e vegetais com cascas, pois estas contêm muitas fibras e fornecem nutrientes e antioxidantes. Deve incluir batata-doce, cenouras e todos os alimentos com casca roxa ou vermelha, como a beringela e a maçã. Lave sempre bem as frutas e os vegetais para remover toda a sujidade e resíduos de pesticidas e, com a receita certa, pode preparar uma refeição saudável como esta.

Ingredientes:
3 curgetes médias; 170grs de pasta de tomate; 1 colher de chá de alho em pó; 1 colher de chá de cebola em pó; 1 colher de chá de coentro seco; 1/8 de chávena de manjericão picado; 1/4 de chávena de tomate em cubos; 1/8 de chávena de cebola verde picada; 1/2 jalapeño picado (sem as sementes); 1 colher de sopa de pimenta vermelha esmagada; 1/2 chávena de migalhas de pão italiano; sal; pimenta; queijo mozzarella.

Instruções:
Ferva as curgetes durante 10 minutos e depois corte-as longitudinalmente. Coloque-as numa tigela, fazendo pequenos “barcos”. Numa tigela à parte, misture a pasta de tomate, o alho e a cebola em pó, o coentro seco e o manjericão picado. Misture a polpa de curgete com os tomates em cubos, a cebola verde picada, o jalapeño picado, a pimenta vermelha moída, o pão ralado italiano, o sal e a pimenta (a seu gosto). Cubra os barcos de curgete com a mistura da pasta de tomate, junte a mistura de vegetais e polvilhe com mozzarella. Coloque tudo a assar a 200º, durante 10 minutos.


RECEITA #2: “HUEVOS RANCHEROS” DA SEMANA

Os ovos são uma fonte privilegiada de vitaminas B e antioxidantes. Além disso, para quem sofre de Osteoartrose e está a tentar perder peso, proporcionam uma sensação de satisfação que ajuda a controlar o apetite. Uma vez por semana, experimente uns ótimos “Huevos Rancheros”, muitos deliciosos e fáceis de preparar.

Ingredientes:
2 ovos; 2 tortilhas de milho; 1 lata de feijão preto; 1/2 colher de chá de cominho moído; 1/4 de uma chávena de salsa; 2 colheres de sopa de queijo ralado.

Instruções:
Numa panela pequena ou no micro-ondas, aqueça o feijão preto com a água deste, os cominhos e a salsa. Cozinhe os ovos da maneira que preferir e torre levemente as tortilhas de milho. Cubra cada tortilha com os feijões, 1 ovo, 1 colher de sopa de queijo e um pouco mais de salsa, se preferir.

Fonte (01/02/2021):
https://www.painfreepainrelief.com/recipes-for-osteoarthritis-sufferers/

MAT-PT-2100115 -1.0 – fevereiro 2021

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