DIA EUROPEU DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Plano Alimentar Semanal

Um bom Plano Alimentar Semanal pode ser uma excelente ajuda para quem sofre de Osteoartrose e quer planear a sua dieta com tempo e rigor. Leia aqui alguns conselhos úteis e faça o seu próprio Plano.

Dia Europeu da Alimentação Saudável Plano Alimentar Semanal

Um bom Plano Alimentar Semanal pode ser uma excelente ajuda para quem sofre de Osteoartrose e quer planear a sua dieta com tempo e rigor. Divida bem as refeições pelos dias e comece a praticar uma alimentação saudável e adequada à sua condição. Leia aqui alguns conselhos úteis e faça o seu próprio Plano.

 

Existem alguns princípios que são comuns a qualquer dieta saudável e equilibrada: por exemplo, evitar a comida processada, procurar comer alimentos de várias cores ou ir buscar a maioria das vitaminas e sais minerais aos alimentos inteiros (e não de suplementos). Mas não só…

 

ALIMENTAÇÃO E OSTEOARTROSE

As regras da boa alimentação são ainda mais importantes para quem sofre de Osteoartrose.

Sabemos que não são os alimentos que vão curar a doença, mas também é verdade que uma dieta rica em nutrientes pode contribuir para o alívio de alguns dos sintomas desta. Combinada com a prática regular de exercício, o controlo do peso e um estilo de vida saudável, em geral, uma boa dieta ajuda a diminuir as inflamações, condição essencial para um dia a dia mais confortável.

Outra coisa a fazer, igualmente, é procurar alimentos frescos, sobretudo os que são provenientes de produtores locais. Os frutos e vegetais tendem a perder os seus nutrientes com o tempo e, assim, o que chega a si é bem melhor para a sua saúde. Em alternativa, podemos escolher produtos que sejam congelados imediatamente após a sua apanha, exatamente pela mesma razão.

Depois, em casa, separe as frutas e os vegetais e evite deixá-los expostos ao sol. É boa ideia cozinhá-los, uma vez que certos alimentos libertam mais os seus nutrientes desta forma.

 

DIETA MEDITERRÂNICA

Este é um tipo de dieta particularmente indicado para quem sofre de Osteoartrose, porque muitos alimentos que o compõem ajudam a combater as inflamações e a melhor os movimentos das articulações. Além disso, também são bons para o seu coração e permitem evitar o excesso de peso.

Os alimentos mais comuns da dieta Mediterrânica são o peixe, a fruta, as nozes e as sementes, o azeite de oliveira, o feijão e o grão, as cebolas e alguns vegetais como é o caso da beringela, do tomate, dos pimentos e da batata.

Procure combiná-los para uma refeição mais deliciosa e saudável.

 

PLANO SEMANAL

O planeamento prévio das refeições é um bom método para garantir que inclui os diferentes grupos e as proporções presentes na Roda dos Alimentos Mediterrânica e assim garantir uma alimentação saudável e variada.

Siga estas sugestões de como fazer novos planos no futuro:

  1. Estabelecer um orçamento semanal;
  2. Fazer uma lista dos alimentos que já tem;
  3. Fazer um plano de refeições semanal de acordo com o orçamento semanal;
  4. Preparar as refeições em casa sempre que possível;
  5. Recorrer à sopa e aos vegetais como acompanhamentos;
  6. Escolher frutas e produtos hortícolas frescos que sejam da época;
  7. Alternar os pratos de carne, peixe, ovos e vegetarianos (leguminosas);
  8. Vá alternando entre os acompanhamentos de forma a manter uma alimentação diversa.

Usando as dicas em cima partilhadas, passe a criar mais planos alimentares para a sua família, garantindo uma alimentação equilibrada, diversa e saborosa!

Para ideias de planos semanais, convidamo-lo a visitar a página https://www.pratocerto.pt/ca-em-casa/ementas-semanais. Aqui encontrará ementas criadas dentro de um projeto informativo e de sensibilização sobre a alimentação saudável. Siga à risca ou inspire-se para criar os seus próprios planos.

Fontes (28/10/2020): 1 | 2| 3 | 4 | 5
MAT-PT-2001250 V1 11/2020

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