Dicas Caseiras para a Osteoartrose

É natural que quem sofre de Osteoartrose comece a olhar para cada momento do dia como um desafio e uma possibilidade de os sintomas da doença voltarem em força. Na realidade, alguns pequenos ajustes na rotina diária podem ajudar a combater os efeitos e riscos da doença. Siga estas dicas caseiras para a osteoartrose.

Dicas caseiras osteoartrose

São vários os exemplos de dicas caseiras que pode fazer para aumentar a sua qualidade de vida e evitar o desconforto.

Assim, no caso de sentir dor ao andar ou ao estar muito tempo de pé, pode optar por algum tipo de aparelho ou palmilha ortopédica, pois estes ajudam a evitar uma pressão direta sobre as articulações. Equipe-se com ferramentas que tornam mais fácil agarrar os objetos ou use tesouras com mola, que exigem menos força. Para não ter de se dobrar e colocar muita pressão sobre os joelhos (se é aí que sente dor), deixe os objetos mais pesados ao nível da cintura. E posicione bem as almofadas para que estas lhe forneçam o apoio necessário quando estiver sentado ou a dormir.

Experimente tanto o frio como o calor e descubra qual destes estados é o mais indicado para si e aquele que mais ajuda a reduzir os sintomas de dor e rigidez.

Se for o calor, tome um bom duche ou banho quente para que o sangue circule à volta das articulações doridas. Pode também usar uma almofada de aquecimento ou um pano húmido aquecido. Em alternativa, esfregue as articulações com óleo mineral ou opte por um banho quente de parafina.

Se não se der bem com as temperaturas mais altas, experimente o frio. Ao contrário do calor, o frio conduz a uma redução da circulação sanguínea, reduz os inchaços e adormece as terminações nervosas que enviam os sinais da dor ao cérebro. Há articulações que se dão bem com banhos frios e pode mergulhar (por pouco tempo, nunca mais de 10, 20 minutos) as mãos, pés, joelhos ou cotovelos, num recipiente com gelo e água. Pode ainda comprar sacos de gel para arrefecimento ou improvisar, usando por exemplo um saco de ervilhas congeladas.

Sobretudo, não se esqueça de que existe uma vida cheia de alegrias para lá da doença. Disfrute do sol e do ar livre e procure as pessoas e atividades que lhe trazem alegria. É importante que o seu foco não esteja sempre no problema.

Fonte (25/03/2021):
https://www.webmd.com/osteoarthritis/osteoarthritis-home-management

MAT-PT-2100310 – 1.0 – março 2021

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