Efeitos do exercício físico sobre o controlo da dor em pacientes om osteoartrose

A osteoartrose é uma doença degenerativa que afeta o normal funcionamento das articulações, levando a um aumento da rigidez, perda de força muscular e surgimento de dor nos pacientes.

A osteoartrose é uma doença degenerativa que afeta o normal funcionamento das articulações, levando a um aumento da rigidez, perda de força muscular e surgimento de dor nos pacientes. Nestes casos, a prática de exercício físico pode ser uma resposta eficaz para combater a sua evolução e também no alívio dos sintomas.

Trata-se de uma patologia que atinge em maior grau o sexo feminino, como é o caso da osteoartrose no joelho e que não resulta do processo de envelhecimento, mas sim de alterações bioquímicas e na pressão biomecânica sobre as cartilagens articulares. Em qualquer dos casos, é uma situação geradora de grandes incómodos e que pode até levar à incapacidade de locomoção dos pacientes. Um dos principais sintomas é a dor crónica, a qual se encontra normalmente está associada à evolução da doença.

Uma das formas de controlar o avanço da osteoartrose e aliviar os efeitos das dores que provoca é a prática de exercício físico adequado. Está provado que o exercício é essencial para a reabilitação dos indivíduos, nomeadamente através do treino de força e da atividade aeróbica. Este permite aliviar a dor e melhorar a mobilidade das articulações.

Trata-se, sobretudo, de trabalhar ao nível do fortalecimento muscular das zonas afetadas, do aumento da resistência e do equilíbrio, melhorando-se com isso a capacidade de a articulação realizar os seus movimentos próprios. Ao mesmo tempo, verifica-se que com este tipo de exercício físico existem melhorias significativas no combate à dor, comparativamente com pacientes que não os praticam.

Fontes (06/07/2022):
https://www.scielo.br/j/rbort/a/98HPjVVdWjZLbrZT69xzMZJ/?format=pdf&lang=pt
https://www.scielo.br/j/rbort/a/98HPjVVdWjZLbrZT69xzMZJ/abstract/?lang=pt

MAT-PT-2200846 v1 setembro 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This