Exercício Isométrico na osteoartrose do joelho

O exercício isométrico é um treino de força que tem como objetivo trabalhar os músculos, mantendo o corpo imóvel. Desta forma, não há grande exigência ao nível das articulações,o que é muito positivo em casos como o da osteoartrose.

O exercício isométrico é um treino de força que tem como objetivo trabalhar os músculos, mantendo o corpo imóvel. Desta forma, não há grande exigência ao nível das articulações,
o que é muito positivo em casos como o da osteoartrose.

Nos casos de osteoartrose, sobretudo naqueles em que as articulações do joelho são afetadas, a reabilitação pode e deve passar pela prática de exercício físico controlado. É fundamental que este não cause (mais) danos ao paciente e permita antes o reforço muscular da zona.

Existem diversos estudos sobre os efeitos práticos do exercício físico, designadamente o isométrico, a nível da dor, funcionalidade, força e, genericamente, da qualidade de vida do indivíduo afetado. Em termos globais, os indicadores recolhidos apontam para melhorias significativas a vários destes níveis, com diminuição da dor, aumento da funcionalidade da articulação e da força muscular dos sujeitos.

Sendo esta uma área muito sensível e ainda sujeita a investigação mais aprofundada, é importante que os pacientes sigam este tipo de tratamento sob indicação e controlo de um
especialista. Este pode ir avaliando os progressos obtidos e sugerindo os exercícios e as cargas de esforço mais indicada em cada caso.

De qualquer modo, a atividade física é genericamente recomendada em casos de osteoartrose.

Fontes (06/07/2022):
https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/19749

MAT-PT-2200852 v1 setembro 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This