Exercício em grupo e exercícios domiciliares na osteoartrose do joelho

Existem várias formas de tratamento e prevenção, sendo que a prática de exercício físico deve ser sempre considerada.

Mais de metade da população de idosos sofre de osteoartrose, tendo sintomas como dor rigidez articular ou perda de capacidade funcional. Existem várias formas de tratamento e prevenção, sendo que a prática de exercício físico deve ser sempre considerada.

Enquanto doença crónica degenerativa, a osteoartrose ataca as articulações, conduzindo a um desgaste progressivo destas e ao agravamento dos sintomas associados. Para lá do recurso a fármacos ou, em casos mais avançados, a intervenções cirúrgicas e colocação de próteses, os pacientes com osteoartrose devem começar desde cedo a realizar exercícios físicos que sejam apropriados à sua condição e grau de doença. O objetivo passa por um fortalecimento da massa muscular próxima que permita proteger as cartilagens acometidas pela doença, diminuindo a pressão sobre estas.

Com o devido acompanhamento por parte de médicos e fisioterapeutas especializados, na maior parte das situações é possível conseguirem-se bons resultados no combate à dor e na melhoria da funcionalidade articular. Estes exercícios podem ser realizados em casa, a partir de um plano traçado pelo especialista, ou de forma presencial, por exemplo em sessões de grupo.

Tanto os exercícios em grupo quanto os exercícios domiciliares orientados já provaram ser bastante eficazes no tratamento da osteoartrose, permitindo o alívio dos sintomas e uma qualidade de vida maior aos indivíduos afetados, logo a partir das 6 semanas de prática.

Fontes (06/07/2022):
https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/98000

MAT-PT-2200849 v1 setembro 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This