Para lidar convenientemente com a Osteoartrose, é importante perceber o que é mito e o que é verdade em relação à doença. Não existindo cura definitiva, existem vários tratamentos que podem contribuir para atenuar as dores e preservar os movimentos e funções articulares.
A Osteoartrose é uma doença que ataca as articulações ao promover o desgaste das cartilagens destas e ao provocar danos a nível dos ligamentos, membrana sinovial e líquido sinovial. Sem as cartilagens a funcionar normalmente, passa a existir atrito entre as extremidades ósseas da articulação, o que resulta em dores e limitações funcionais. Este é um processo progressivo e degenerativo que requer vários cuidados e tratamentos que variam de situação para situação.
Estes são alguns dos principais mitos e verdades sobre a Osteoartrose:
NÃO EXISTE CURA DEFINITIVA PARA A OSTEOARTROSE.
É verdade. Mas existem diversos tratamentos que podem melhorar o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes, reduzindo os sintomas da doença. Um médico especialista pode avaliar a situação em concreto e chegar ao melhor diagnóstico e plano de tratamento.
A OSTEOARTROSE MANIFESTA-SE DE FORMA IGUAL EM TODOS OS PACIENTES.
É mito. Existem casos semelhantes, mas cada indivíduo é acometido pela doença de forma diferente. Também a evolução desta depende grandemente da existência ou não de fatores agravantes, como os hereditários, os hormonais, a densidade óssea, obesidade e outros.
A DOENÇA MANIFESTA-SE APENAS NAS ZONAS ARTICULARES.
É verdade. As articulações são as zonas onde dois ou mais ossos se encontram: ancas, joelhos, ombros, cotovelos e tornozelos. Aqui, além das cartilagens, a doença pode também afetar os ligamentos, músculos e ossos.
O EXCESSO DE PESO AGRAVA OS SINTOMAS.
É verdade. Com peso excessivo, as articulações sofrem ainda uma maior pressão e desgaste. Sobretudo, aquelas que são responsáveis pela sustentação do corpo, como é o caso dos joelhos e das ancas.
A INCIDÊNCIA EM HOMENS E MULHERES É IGUAL.
É mito. Há claramente mais mulheres afetadas pela doença do que homens.
APENAS OS IDOSOS SÃO AFETADOS PELA OSTEOARTROSE.
É mito. Apesar da maioria dos casos se situar acima dos 60 anos, a Osteoartrose ataca igualmente crianças, jovens e adultos. Traumatismos, obesidade, atividades físicas exageradas e outros acontecimentos ocorridos ao longo da vida, podem também ser causas da doença.
OS IDOSOS QUE SOFREM DE OSTEOARTROSE VÃO FICAR INEVITAVELMENTE INCAPACITADOS.
É mito. Não existindo uma cura definitiva para a doença, um diagnóstico e tratamentos precoces podem, no entanto, desacelerar ou mesmo interromper a progressão da doença. A manutenção de hábitos saudáveis e a prática de exercício físico ajudam a que os pacientes preservem a sua qualidade de vida.
A PRÁTICA DE DESPORTOS PODE PROVOCAR LESÕES.
É verdade. Há desportos que exigem maior amplitude de movimentos e grandes rotações ou “explosões”, como o futebol, o ténis, o golfe, as artes marciais, as danças, o ballet, a ginástica ou o atletismo, sendo que a sua prática inadequada é causa frequente de lesões. No entanto, um exercício físico acompanhado por profissionais de saúde pode ajudar a fortalecer os músculos e os ossos, reduzindo os sintomas da doença.
QUEM CARREGOU MUITO PESO DURANTE A VIDA PODE DESENVOLVER SINTOMAS.
É verdade. Carregar peso em excesso significa sobrecarregar as articulações e a Osteoartrose pode ter como causa alguns maus hábitos: permanente má postura, levantamento de peso excessivo, esforços repetidos, etc.
QUEM TEM DORES NAS ARTICULAÇÕES TEM OSTEOARTROSE.
É mito. Sendo que a Osteoartrose causa dores nas articulações, existem também outras doenças que as podem causar, como por exemplo as doenças infeciosas e traumáticas.
Fonte (10/02/2022):
https://www.hong.com.br/osteoartrose-mitos-e-verdades/
MAT-PT-2200155 V1 March 2022