Mitos e Verdades da Osteoartrose

A Osteoartrose é uma doença que ataca as articulações ao promover o desgaste das cartilagens destas e ao provocar danos a nível dos ligamentos, membrana sinovial e líquido sinovial. Sem as cartilagens a funcionar normalmente, passa a existir atrito entre as extremidades ósseas da articulação, o que resulta em dores e limitações funcionais.

Para lidar convenientemente com a Osteoartrose, é importante perceber o que é mito e o que é verdade em relação à doença. Não existindo cura definitiva, existem vários tratamentos que podem contribuir para atenuar as dores e preservar os movimentos e funções articulares.

A Osteoartrose é uma doença que ataca as articulações ao promover o desgaste das cartilagens destas e ao provocar danos a nível dos ligamentos, membrana sinovial e líquido sinovial. Sem as cartilagens a funcionar normalmente, passa a existir atrito entre as extremidades ósseas da articulação, o que resulta em dores e limitações funcionais. Este é um processo progressivo e degenerativo que requer vários cuidados e tratamentos que variam de situação para situação.

Estes são alguns dos principais mitos e verdades sobre a Osteoartrose:

NÃO EXISTE CURA DEFINITIVA PARA A OSTEOARTROSE.

É verdade. Mas existem diversos tratamentos que podem melhorar o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes, reduzindo os sintomas da doença. Um médico especialista pode avaliar a situação em concreto e chegar ao melhor diagnóstico e plano de tratamento.

A OSTEOARTROSE MANIFESTA-SE DE FORMA IGUAL EM TODOS OS PACIENTES.

É mito. Existem casos semelhantes, mas cada indivíduo é acometido pela doença de forma diferente. Também a evolução desta depende grandemente da existência ou não de fatores agravantes, como os hereditários, os hormonais, a densidade óssea, obesidade e outros.

A DOENÇA MANIFESTA-SE APENAS NAS ZONAS ARTICULARES.

É verdade. As articulações são as zonas onde dois ou mais ossos se encontram: ancas, joelhos, ombros, cotovelos e tornozelos. Aqui, além das cartilagens, a doença pode também afetar os ligamentos, músculos e ossos.

O EXCESSO DE PESO AGRAVA OS SINTOMAS.

É verdade. Com peso excessivo, as articulações sofrem ainda uma maior pressão e desgaste. Sobretudo, aquelas que são responsáveis pela sustentação do corpo, como é o caso dos joelhos e das ancas.  

A INCIDÊNCIA EM HOMENS E MULHERES É IGUAL.

É mito. Há claramente mais mulheres afetadas pela doença do que homens.

APENAS OS IDOSOS SÃO AFETADOS PELA OSTEOARTROSE.

É mito. Apesar da maioria dos casos se situar acima dos 60 anos, a Osteoartrose ataca igualmente crianças, jovens e adultos. Traumatismos, obesidade, atividades físicas exageradas e outros acontecimentos ocorridos ao longo da vida, podem também ser causas da doença.

OS IDOSOS QUE SOFREM DE OSTEOARTROSE VÃO FICAR INEVITAVELMENTE INCAPACITADOS.

É mito. Não existindo uma cura definitiva para a doença, um diagnóstico e tratamentos precoces podem, no entanto, desacelerar ou mesmo interromper a progressão da doença. A manutenção de hábitos saudáveis e a prática de exercício físico ajudam a que os pacientes preservem a sua qualidade de vida.

A PRÁTICA DE DESPORTOS PODE PROVOCAR LESÕES.

É verdade. Há desportos que exigem maior amplitude de movimentos e grandes rotações ou “explosões”, como o futebol, o ténis, o golfe, as artes marciais, as danças, o ballet, a ginástica ou o atletismo, sendo que a sua prática inadequada é causa frequente de lesões. No entanto, um exercício físico acompanhado por profissionais de saúde pode ajudar a fortalecer os músculos e os ossos, reduzindo os sintomas da doença.

QUEM CARREGOU MUITO PESO DURANTE A VIDA PODE DESENVOLVER SINTOMAS.

É verdade. Carregar peso em excesso significa sobrecarregar as articulações e a Osteoartrose pode ter como causa alguns maus hábitos: permanente má postura, levantamento de peso excessivo, esforços repetidos, etc.

QUEM TEM DORES NAS ARTICULAÇÕES TEM OSTEOARTROSE.

É mito. Sendo que a Osteoartrose causa dores nas articulações, existem também outras doenças que as podem causar, como por exemplo as doenças infeciosas e traumáticas.

Fonte (10/02/2022):

https://www.hong.com.br/osteoartrose-mitos-e-verdades/

MAT-PT-2200155 V1 March 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This