Mudança de hábitos

A partir dos 25 anos, as nossas articulações começam a sofrer um desgaste natural. Se não tomarmos alguns cuidados, este pode intensificar-se e trazer-nos uma série de problemas para a saúde. A mudança de alguns hábitos muito simples pode ajudar a evitar dores e desconfortos nas articulações.

Mudança de Hábitos

A partir dos 25 anos, as nossas articulações começam a sofrer um desgaste natural. Se não tomarmos alguns cuidados, este pode intensificar-se e trazer-nos uma série de problemas para a saúde. A mudança de hábitos muito simples pode ajudar a evitar dores e desconfortos nas articulações.

MEXA-SE

​A prática de atividade física é essencial para manter as articulações em boa forma, pois o movimento dos músculos contribui para aumentar a força e a flexibilidade destas. Convém aquecer antes das atividades e fazer alongamentos no fim. Ao começar uma nova atividade, lembre-se que Roma e Pavia não se fizeram num só dia. Vá devagar, aumente o esforço progressivamente até o corpo se habituar ao novo ritmo.

CUIDE DA POSTURA

Tenha atenção à forma como se senta, se deita e levanta. Essas atividades mecânicas fazem parte do
nosso dia a dia e são repetidas com grande frequência. Por isso, é que não constituam uma agressão ao nosso corpo. Por exemplo, quando precisar de apanhar um objeto do chão, não se curve, dobrando a coluna. Opte antes por dobrar os joelhos e baixar-se com a coluna na vertical. Quando for dormir, deite-se de lado, com uma almofada entre os joelhos. São pequenos gestos que podem ter muito impacto na sua vida.

BANHO QUENTE

Sabia que a água quente melhora a circulação sanguínea, relaxa os músculos e os tendões e alivia a pressão sobre as articulações, fazendo maravilhas pelos seus joelhos e ancas?

PROTEJA-SE

Ao realizar uma atividade física que possa colocar o seu corpo em risco, como é o caso de andar de skate ou bicicleta, proteja-se. Use os equipamentos de segurança indicados, como capacete, joelheiras e cotoveleiras. Mais vale prevenir que remediar.

ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO

​Os alimentos podem ser nossos aliados na prevenção de problemas nas articulações, pois alguns nutrientes funcionam como autênticos remédios naturais. A ingestão de alimentos ricos em ómega 3, cálcio e vitamina C, são fundamentais para a saúde das articulações e aliviam sintomas nefastos.

MANTENHA O PESO IDEAL

​Muitas vezes, as dores nas articulações são simplesmente resultado de um excesso de peso. Devido à pressão que este coloca nas articulações dos joelhos, podem até vir a ocorrer sérios problemas estruturais nestas zonas. Pratique sempre uma dieta equilibrada e pratique regularmente atividades físicas.

RESPEITE OS SEUS LIMITES

Aqui, a regra é simples: nunca exija do seu corpo mais do que aquilo que ele pode dar. Pratique exercícios físicos de forma consciente e moderada, evitando sobrecarregar as articulações. Esta é a forma de não ter lesões que depois o impeçam de prosseguir.

SALTOS ALTOS

No caso particular das senhoras, cuidado com os saltos altos. O uso destes pode provocar um encurtamento do músculo e uma sobrecarga nas articulações, dando origem a lesões nos joelhos, ancas e tornozelos. Se sentir algum incómodo desta natureza, procure um especialista.

Só ele pode fazer um diagnóstico completo e orientá-lo para o tratamento ideal.

Fonte (17/05/2020)
Notícia publicada a 03/06/2020

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