Núcleo de apoio ao doente com osteoartrose

A Assembleia-geral da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas, de 29 de Novembro de 2011, aprovou por unanimidade a criação dos Núcleo de Doentes com Osteoartrose.

A Assembleia-geral da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas, de 29 de Novembro de 2011, aprovou por unanimidade a criação dos Núcleo de Doentes com Osteoartrose.

NÚCLEO DE DOENTES COM OSTEOARTROSE

Um Núcleo consiste num conjunto mais ou menos restrito de pessoas agregadas, segundo um critério de afinidade. No caso concreto do Núcleo de Doentes com Osteoartrose, esse critério é, naturalmente, a referida patologia. “Levai as cargas uns dos outros” e a “A união faz a força” são alguns dos seus adágios.

O bom funcionamento do Núcleo de Doentes com Osteoartrose requer a cooperação multidisciplinar dos profissionais de saúde e outros indivíduos que têm dedicado muito do seu tempo ao bem-estar e saúde dos outros, investindo tempo, sabedoria e coração.

DESAFIOS

Numa primeira fase, o Núcleo de Doentes com Osteoartrose dedica-se a auscultar os doentes com Osteoartrose: saber quais as articulações atingidas, há quanto tempo a doença se instalou, quanta dor sente e quais as suas limitações na vida diária.

Num segundo momento, procura-se que os doentes manifestem a sua vontade de adesão ao Núcleo e transmitam as suas ideias, opiniões e preocupações, a fim de em conjunto se estabelecer um plano estratégico de apoio.

Numa terceira fase, pretende-se o crescimento do Núcleo. Os associados certamente conhecerão um familiar, amigo, vizinho ou colega de trabalho que padeça de Osteoartrose. É a oportunidade de se “passar a palavra” e lançar o convite para que se associarem ao Núcleo de Doentes com Osteoartrose.

Em quarto lugar, o objetivo é na educação para a autogestão pelo paciente. Com o auxílio de especialistas e cuidadores, estará ao alcance deste descobrir a sua capacidade de gerir a Osteoartrose no seu dia-a-dia.

E, finalmente, outra das intervenções recomendadas para a Osteoartrose tem a ver com a prática de atividade física e controlo do peso.

Este é, resumidamente, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Doentes com Osteoartrose. Através da partilha mútua e da troca de experiências é possível enfrentar a Osteoartrose com outra atitude e vontade; lado a lado, uns ajudando os outros e sempre de cabeça erguida.

Fonte (29/05/2020)

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This