Os alimentos a comer e porquê, quando se tem Osteoartrose.

Não existem alimentos específicos ou suplementos nutricionais que curem a Osteoartrose por si, mas uma boa dieta pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a vida dos pacientes, reduzindo a inflamação e evitando mais danos.

Alimentos a comer Osteoartrose

Não existem alimentos específicos ou suplementos nutricionais que curem a Osteoartrose por si, mas uma boa dieta pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a vida dos pacientes, reduzindo a inflamação e evitando mais danos.

Sabemos que alguns alimentos têm propriedades anti-inflamatórias e que a sua ingestão pode ajudar a reduzir os sintomas decorrentes da Osteoartrose, ao passo que outros podem intensificá-los. Alguns nutrientes, como é o caso dos antioxidantes (incluindo as vitaminas A, C e E), são conhecidos por reduzir as inflamações no nosso corpo e, por isso, uma dieta adequada pode proporcionar ao corpo as ferramentas que este necessita para prevenir maiores danos nas articulações.

Da mesma forma, o excesso de peso coloca inevitavelmente uma pressão extra nas articulações, enquanto o excesso de gordura armazenada pode causar maiores inflamações. Por outro lado, também é um facto que as pessoas com Osteoartrose exibem uma maior probabilidade de ter colesterol alto. Reduzir o colesterol pode atenuar os sintomas da doença e a dieta certa vai também contribuir para isso.

O seu médico ou um nutricionista poderão indicar-lhe qual a melhor dieta a seguir.

 

ALIMENTOS A COMER (E PORQUÊ)

A inclusão de certos alimentos na sua dieta pode contribuir para fortalecer os ossos, músculos e articulações, além de ajudarem o corpo a combater inflamações e doenças. Quem sofre de Osteoartrose deverá incluir estes 8 alimentos na sua dieta:

1. Peixes oleosos

Os peixes oleosos contêm muitos ácidos gordos Ómega-3 que são bastante saudáveis. Estas gorduras têm propriedades anti-inflamatórias e, portanto, podem beneficiar pessoas com Osteoartrose. Como peixes oleosos temos a sardinha, a cavala, o salmão e o atum fresco. Aqueles que preferirem, podem optar por suplementos que contenham Ómega-3, como óleo de peixe, óleo de krill ou óleo de linhaça.

2. Óleos

Existem alguns outros óleos que podem reduzir a inflamação. O azeite extra virgem contém altos níveis de oleocantal, um composto fenólico natural que tem propriedades semelhantes às dos anti-inflamatórios não-esteroides. Os óleos de abacate e de cártamo são opções saudáveis que podem ajudar a reduzir o colesterol.

3. Laticínios

Leite, iogurte e queijo são alimentos ricos em cálcio e vitamina D, nutrientes que aumentam a resistência óssea. Para além de ajudarem a atenuar os sintomas dolorosos, os laticínios também contêm proteínas que ajudam a criar músculo. Pessoas que desejam controlar o seu peso devem escolher opções com baixo teor de gordura.

4. Folhas verdes escuras

As folhas verdes escuras são ricas em fitoquímicos e antioxidantes, que combatem o stress, e em vitamina D. Esta vitamina é essencial para a absorção do cálcio e para estimular o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infeções. Como folhas verdes escuras existem os espinafres, a couve e a couve acelga.

5. Brócolos

Os brócolos contêm um composto chamado sulforafano que se acredita poder retardar a progressão da Osteoartrose. Este vegetal é igualmente rico em vitaminas K e C, bem como em cálcio.

6. Chá verde

O chá verde contém altos níveis de polifenóis, antioxidantes que os especialistas acreditam poder reduzir as inflamações e diminuir os danos provocados nas cartilagem.

7. Alho

Os cientistas acreditam que um composto chamado dissulfeto de difenila, que se encontra presente no alho, pode atuar contra as enzimas que danificam as cartilagens.

8. Nozes

As nozes são boas para o coração e contêm altos níveis de cálcio, magnésio, zinco, vitamina E e fibras. Também contêm ácido alfa-linolênico, que estimula o sistema imunológico.

 

Um bom Plano Alimentar Semanal pode ser uma excelente ajuda para introduzir mais facilmente estas mudanças. Siga as nossas dicas.

Fonte (01/02/2021):
https://www.medicalnewstoday.com/articles/322603#foods-to-eat
MAT-PT-2100113 -1.0 – fevereiro 2021

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