Fisioterapia e Osteoartrose – Como pode a fisioterapia ajudar?

A Osteoartrose é uma doença progressiva para a qual a fisioterapia poderá ser uma solução, seja para tratar ou aliviar.
Veja quais são as práticas recomendadas.

fisioterapia e osteoartrose

A Osteoartrose é uma doença progressiva que consiste, essencialmente, na inflamação e degeneração da articulação, designadamente a nível dos ossos, cartilagem, ligamentos e músculos. Em função do estágio em que se encontre e das lesões e condições associadas, esta poderá ser tratada através de fisioterapia.

Um fisioterapeuta pode ser uma boa ajuda no caso de haver um diagnóstico de Osteoartrose. Avaliando a natureza exata do problema e a sua extensão, este poderá projetar um programa de tratamento individualizado e adaptado às circunstâncias. Este poderá incluir:

EXERCÍCIOS DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO.

Um movimento atípico da articulação, que provoque uma pressão adicional sobre esta, pode levar ao agravamento dos sintomas. O fisioterapeuta vai avaliar a amplitude de movimentos, comparando-a à de um estado normal e realizar exercícios que permitam melhorar a flexibilidade e aumentar a extensão do movimento.

FORTALECIMENTO MUSCULAR.

O fortalecimento dos músculos que rodeiam a articulação é benéfico porque estes ajudam a equilibrar o peso e a força colocados sobre a articulação, conferindo maior estabilidade aos movimentos. Músculos mais fortes permitem uma diminuição das dores e uma melhoria da qualidade de vida, em geral. O fisioterapeuta irá proceder a uma avaliação dos diferentes grupos musculares e prescrever exercícios específicos para compensar as áreas de fraqueza.

TERAPIA MANUAL.

Os fisioterapeutas são especialistas em técnicas de terapia manual que permitem melhorar os movimentos, a flexibilidade e a força. Essas técnicas devem ser aplicadas com suavidade, em zonas muito específicas e de modo a aumentar progressivamente a função articular.

AUXILIARES DE COMPRESSÃO.

Mangas e braçadeiras de compressão podem ajudar a reduzir os sintomas de dor e o inchaço. Estes auxiliares permitem, muitas vezes, o realinhamento das forças colocadas sobre a articulação, colocando-as em zonas menos dolorosas. Esta ajuda é particularmente importante na realização de atividades em que exista suporte de pesos.

EXERCÍCIOS E ATIVIDADES.

O fisioterapeuta vai perceber que tipo de exercícios são mais adequados ao seu caso. Sendo a Osteoartrose uma doença progressiva, é importante que ele desenvolva um plano específico que ajude a aliviar os sintomas, sem que existam cargas excessivas sobre a região afetada. O plano deve ser prescrito tendo em conta o tipo, frequência, duração e intensidade da sua doença, prevendo o tempo necessário para o descanso e a recuperação.

OUTRAS TERAPIAS.

Em complemento, o fisioterapeuta pode igualmente aconselhar certas modalidades terapêuticas, como a aplicação de gelo ou calor, no sentido de controlar a dor.

 

Fonte (17/09/2021):

https://www.choosept.com/symptomsconditionsdetail/physical-therapy-guide-to-osteoarthritis-of-knee

MAT-PT-2101127 – 1.0 – outubro 2021

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This