Osteoartrose e os benefícios da Hidroterapia

A hidroterapia tem-se revelado um meio bastante eficiente no tratamento da osteoartrose.

A hidroterapia tem-se revelado um meio bastante eficiente no tratamento da osteoartrose. Por um lado, as atividades desenvolvidas na água conseguem proporcionar algum alívio ao nível da dor e rigidez articular, recuperando ou retardando estes sintomas e, por outro, trazem uma segurança e confiança adicional a pacientes e fisioterapeutas. Não admira, por isso, que a hidroterapia se tenha tornando numa opção cada vez mais comum na reabilitação e prevenção da Osteoartrose.

Sabe-se que as pessoas que sofrem de Osteoartrose, à medida que a doença vai progredindo, têm tendência a se tornarem cada menos ativas, em virtude das dores e limitações de movimentos que sentem. Ao mesmo tempo, a sua inatividade vai conduzir a uma maior atrofia muscular e diminuição da função já de si comprometida. Estas disfunções e outras complicações associadas, como por exemplo o aumento do peso, vão conduzindo progressivamente a um afastamento do contacto social.

A hidroterapia pode, assim, constituir um recurso terapêutico decisivo, não só pela ação direta no combate à doença, como igualmente pela recuperação da autoestima e qualidade de vida que proporciona aos pacientes. Nesse sentido, aconselha-se que o tratamento seja devidamente planeado e doseado, recorrendo-se para tal à ajuda de um profissional competente, capaz de adaptar a atividade física ao estágio em que a doença se encontra e à sua evolução própria.

Sendo a Osteoartrose uma doença progressiva, os pacientes requerem um acompanhamento permanente, em termos das dinâmicas de exercício físico recomendadas e da sua articulação com os restantes tratamentos prescritos pelo especialista que os acompanha.

Fontes (10/02/2022):

https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/101/43-Os_benefYcios_da_hidroterapia_como_recurso_fisioterapYutico_no_tratamento_de_osteoartrose_de_joelho.pdf
https://fisiosale.com.br/wp/wp-content/uploads/2019/02/Influ%C3%AAncia-da-fisioterapia-aqu%C3%A1tica-na-capacidade-funcional-de-idosas-com-osteoartrose-de-joelho.pdf

MAT-PT-2200153 V1 March 2022

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This