Poupar as articulações

No dia a dia, há certos pormenores que podem fazer toda a diferença, em termos de bem-estar e controle da evolução da Osteoartrose.

Poupar as articulações

A Osteoartrose é uma doença que atinge as articulações, provocando incómodos como é o caso da dor ou da rigidez de movimentos. Assim, além de um tratamento adequado, incluindo a prática de exercício físico, é igualmente importante evitar certos esforços que possam contribuir para agravar a condição das articulações.

No dia a dia, há certos pormenores que podem fazer toda a diferença, em termos de bem-estar e controle da evolução da doença. De um modo geral, tudo o que puder fazer para poupar as articulações, é uma batalha ganha contra a Osteoartrose. Eis alguns exemplos:

– Evite o excesso de peso e, se necessário, faça uma dieta adequada. Evite alimentos que possam potenciar estados inflamatórios e tente manter um peso equilibrado, em função da sua altura e idade;

– Procure sentar-se sempre de modo a estar confortável: por exemplo opte por cadeiras com apoio lombar.

– Na cama, é fundamental contar com um colchão firme e plano, uma almofada macia e que não seja muito alta.

–  Ao caminhar na rua, prefira sapatos baixos e com uma base de apoio larga. Por outro lado, evite também utilizar transportes que vibrem ou trepidem muito. O elétrico ou o comboio são boas opções.

– Evite fazer movimentos bruscos e estar demasiado tempo sentado, por exemplo a trabalhar. Existe mobiliário adequado, como por exemplo cadeiras ergonómicas e adaptáveis, que lhe permitem poupar as costas e o pescoço. E não se esqueça: mude de posição com frequência.

 

Fonte (17/09/2021):

https://www.lpcdr.org.pt/info-doente/conselhos/100-conselhos-para-poupar-as-articulacoes

 

MAT-PT-2101124 – 1.0 – outubro 2021

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This