Programa de exercício em casa para a Osteoartrose

Um programa de exercício é uma parte essencial no tratamento da Osteoartrose. Este deve ser adequado ao paciente e executado de forma correta. Os exercícios devem, igualmente, ser de fácil aprendizagem.

A Osteoartrose é uma doença degenerativa que atinge frequentemente a articulação do joelho, causando dores, fraqueza muscular e níveis significativos de incapacidade funcional, principalmente a partir dos 55 anos de idade. Pode, por isso, tornar-se num grande incómodo para quem sofre dela.

TRATAMENTO

O tratamento da Osteoartrose tem como objetivo principal o alívio dos principais sintomas da doença, além de contribuir para evitar a sua progressão e reduzir as incapacidades associadas.

O exercício físico é uma das principais recomendações para o tratamento da Osteoartrose, conseguindo-se dessa forma promover a melhoria da qualidade de vida do paciente. Assim, é fundamental desenvolverem-se programas adaptados aos indivíduos, tendo em conta alguma limitação funcional destes. Para ultrapassar estas condicionantes, os exercícios realizados em casa podem ser uma solução eficaz e acessível.

EXERCÍCIOS

Um programa de exercício é uma parte essencial no tratamento da Osteoartrose. Este deve ser adequado ao paciente e executado de forma correta. Os exercícios devem, igualmente, ser de fácil aprendizagem.

Em casa, os exercícios devem ser de vários tipos:

Exercícios de Flexibilidade (importantes para a manutenção ou reforço da amplitude do movimento das articulações, reduzindo a rigidez);

Exercícios de Força / Resistência Muscular (fundamentais para aumentar a força dos músculos que rodeiam as articulações, protegendo-as);

– Exercícios Funcionais (melhoram a capacidade de realizar as tarefas diárias).

RECOMENDAÇÕES

Para os programas de exercício se tornarem eficazes, é importante ter em conta algumas recomendações adicionais.

Um ponto crucial, é desde logo, estabelecer-se uma relação de confiança e respeito entre o paciente e o profissional de saúde. Isto permitirá que se obtenham melhores resultados, a partir de metas realistas.

Antes de se dar início ao programa é preciso ter em atenção o local. O ideal é que o espaço seja amplo e que, à volta, não existam objetos que possam interferir com a realização dos exercícios propostos.

O fisioterapeuta ou professor de educação física deve demonstrar ao paciente como realizar corretamente o exercício e corrigir possíveis erros de execução. Após o necessário período de aprendizagem, este poderá executar os exercícios de forma autónoma, sem supervisão (alguns exercícios poderão ser executados em frente a um espelho para que decorram da forma mais correta possível).

Cada sessão deve iniciar-se com um bom aquecimento, que inclua exercícios de mobilidade articular e terminar com exercícios de retorno ao estado inicial. É muito importante ter-se em conta aspetos como a frequência, a intensidade e a duração com que os exercícios de resistência muscular são realizados. Daí o especialista ter um papel tão importante em todo o programa.

A correta prescrição dos exercícios para a Osteoartrose trará, certamente, benefícios significativos à vida dos que sofrem com esta patologia.

Fonte (17/05/2020)
Notícia publicada a 11/06/2020

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This