Sabia que a Acupunctura pode ajudar no alívio da dor no joelho? - ojoelhodoi.pt

Sabia que a Acupunctura pode ajudar no alívio da dor no joelho?

As doenças reumáticas afetam 1 em cada 2 portugueses e, com o avançar da idade, são raras as pessoas que não se queixam de dor no joelho. Por isso, se vive com dor no joelho e não tem medo de agulhas, a acupunctura pode ser uma opção.

acupunctura

As doenças reumáticas afetam 1 em cada 2 portugueses e, com o avançar da idade, são raras as pessoas que não se queixam de dor no joelho. Como vimos neste artigo, para combater o problema, o doente pode optar por três tipos de tratamento: não farmacológico, apostando na perda de peso, no exercício físico e terapia física, farmacológico e ainda cirúrgico, nos casos em que a degradação da cartilagem articular é avançada. Hoje, apresentamos uma quarta opção: a acupunctura.

Trata-se de uma técnica que utiliza a capacidade natural do corpo para voltar à normalidade. Os seus efeitos terapêuticos são obtidos quando, através da inserção de agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos – pele e músculos –, o médico consegue modular o funcionamento do sistema nervoso e, através deste, do Sistema Endócrino, do Sistema Imunitário e das glândulas exócrinas.

Desde os anos 70, que a aplicação da acupuntura no tratamento de dor tem sido objeto de estudo. O Professor Ji-Sheng Han, médico da Universidade de Pequim, deu um enorme contributo ao provar que o efeito da eletro-acupunctura se deve à estimulação da produção de opióides (substâncias produzidas pelo nosso organismo com efeito analgésico) no sistema nervoso central. Tendo sido inicialmente efetuados em coelhos, as conclusões foram posteriormente confirmadas em humanos, na Suécia, pelo Professor Lars Terennius, do Instituto Karolinska. Atualmente, sabe-se que a acupunctura tem efeitos profundos a todos os níveis do sistema nervoso, e foi também estabelecida a atuação sobre um conjunto de áreas do sistema nervoso central, que, quando ativadas, inibem/ influenciam, a transmissão da dor da medula espinhal para o cérebro.

Na Alemanha, onde a acupuntura é comparticipada pelos prestadores de cuidados de saúde, foram realizados estudos científicos com um grande número de doentes, que confirmam a sua eficácia no tratamento da artrose da anca, do joelho, na lombalgia e cefaleia de tensão, dor cronica do ombro e outras situações. O National Institute of Health, dos Estados Unidos da América, considerou, em 1997, haver evidências para considerar esta técnica eficaz no alívio da dor pós-operatória, pós-cirurgia dentária, nas náuseas (em tratamentos de quimioterapia ou gravidez) e na dor músculo-esquelética.

Se vive com dor no joelho e não tem medo de agulhas, tem mais uma opção!

Fonte: Sociedade Portuguesa Médica de Acupunctura

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This