A osteoartrose é uma das patologias articulares mais frequentes, afetando, atualmente, cerca de 38 milhões de pessoas na União Europeia. Estudos recentes confirmam que a osteoartrose é uma doença com impacto significativo na qualidade de vida do doente, bem como na sua capacidade de trabalho. Tome nota de algumas dicas que o ajudarão a gerir e a prevenir a doença.
Ler MaisA cirurgia de substituição da articulação do joelho por uma prótese é uma opção de tratamento muito eficaz, sobretudo na Osteoartrose avançada. Contudo, um tratamento de fisioterapia adequado pode evitar o recurso a esta, conseguindo-se excelentes resultados no combate à dor e à degradação progressiva da articulação. Uma atividade física regular e adequada também pode contribuir para o mesmo propósito.
Em casos de Osteoartrose, o tratamento fisiátrico deve ser efetuado sempre que existam sintomas ou sinais desta doença articular, como por exemplo dor, edema, défice de extensão ou défice de flexão a nível do joelho.
A Osteoartrose é uma das mais frequentes causas de incapacidade para o trabalho e pode afetar a qualidade de vida de quem sofre desta patologia. Nomeadamente, é suscetível de contribuir para o surgimento de transtornos mentais.
O tratamento da Osteoartrose tem como finalidades a educação do paciente, o alívio dos sintomas, a redução da incapacidade e o evitar da progressão da doença. Pretende-se ajudar o paciente no controlo da dor articular e na redução da limitação física, melhorando a sua qualidade de vida, enquanto se reduz o tratamento com agentes farmacológicos que podem ser nocivos. É aqui que o exercício físico assume um papel fundamental.
A telessaúde permite ultrapassar limitações geográficas, um acompanhamento permanente e maior facilidade na partilha de informação, resultando em ganhos de saúde e melhor qualidade de vida, especialmente no contexto atual.
As doenças crónicas são responsáveis por 88,5% dos anos em que as pessoas vivem com incapacidade e os problemas músculo-esqueléticos constituem a maior percentagem. A doença reumática provoca dor, limita a capacidade funcional e piora a qualidade de vida, sendo a Osteoartrose um dos principais problemas reumatológicos.
A obesidade, a dor e doenças como a Osteoartrose são problemas de saúde frequentes que podem causar perda da qualidade de vida e até incapacidade. Além disso, acarretam elevados custos sociais e económicos para os cidadãos e a sociedade em geral.
O recurso à fisioterapia no tratamento da Osteoartrose do joelho é fundamental para se evitar a degradação progressiva da articulação e diminuir as dificuldades de realização das atividades do dia-a-dia. O objetivo principal é o de se adiar ao máximo a incapacidade que a doença pode acarretar, sobretudo pela dor e pela dificuldade em movimentar a articulação.
Os indivíduos a quem foi diagnosticada Osteoartrose podem e devem adoptar alguns comportamentos na sua vida quotidiana que lhes permita ter uma vida mais saudável e com o mínimo incómodo possível.
A Osteoartrose pode levar a situações de ansiedade ou depressão. Veja como procurar tratamento e quais as opções disponíveis nestes casos.
A Assembleia-geral da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas, de 29 de Novembro de 2011, aprovou por unanimidade a criação dos Núcleo de Doentes com Osteoartrose.
A medicação não é a única solução para as dores provocadas pela Osteoartrose. Enquanto os tratamentos convencionais trabalham para controlar a inflamação e retardar a progressão da doença, existem terapias naturais que podem ajudar o paciente a sentir-se melhor. Conheça 8 formas de aliviar a dor de forma natural recomendadas pela Arthritis Foundation.
A Osteoartrose é uma patologia que sofreu, nos últimos anos, algumas evoluções relevantes no seu entendimento e conhecimento. Como consequência disso, a abordagem clínica e terapêutica desta doença modificou-se de forma significativa. Saiba como se trata hoje a Osteoartrose.
Lidar com a Osteoartrose significa muito mais do que simplesmente tratar da dor. Um tratamento completo da doença deve incluir o alívio da dor e da inflamação, mas também o retardar do desgaste do joelho e das articulações, além da melhoria das funções motoras e da qualidade de vida.