Surtos de Dor – Osteoartrose

Sendo a Osteoartrose uma doença degenerativa, existe a forte probabilidade de esta piorar ao longo do tempo. Convém estar-se atento sobre a possibilidade de ocorrer um agravamento dos danos das articulações.

Um surto de Osteoartrose caracteriza-se por um aumento repentino da dor nas articulações, podendo também surgir outros sintomas associados. Nestes casos, existem medicamentos que ajudam no imediato, mas medidas preventivas e uma vida saudável são sempre a primeira opção.

Sendo a Osteoartrose uma doença degenerativa, existe a forte probabilidade de esta piorar ao longo do tempo. No entanto, os sintomas podem não se manifestar de uma forma contínua, havendo momentos melhores e outros piores. Quando estes se agravam subitamente estamos perante o que se chama um surto.

Convém estar-se atento, uma vez que poderá estar a ocorrer um agravamento dos danos das articulações e não uma simples exacerbação. Por outro lado, níveis mais elevados de dor não significam obrigatoriamente que existam danos articulares mais graves. Sendo que nem sempre é claro porque é que ocorre um surto, é importante identificar desde logo os sintomas que o caracterizam. Alguns deles são:

– Aumento da dor nas articulações;

– Inchaço localizado na área afetada;

– Diminuição da amplitude de movimento da articulação;

– Cansaço pela dor continuada.

Sabe-se que a Osteoartrose atua danificando a cartilagem, um tecido que funciona como amortecedor dos movimentos que a articulação realiza. Com a deterioração da cartilagem, existe um maior atrito entre os ossos e é neste caso que os surtos podem ocorrer. Pode ainda haver uma formação de esporas ósseas, pequenos pedaços de osso que são consequência do atrito. Por vezes, estes pedaços de osso ou de cartilagem podem-se soltar e causar mais dor e agravar a inflamação.

Conforme estes problemas vão ocorrendo, existe uma maior probabilidade de ocorrerem surtos.

 

Fonte (17/09/2021):

https://www.healthline.com/health/osteoarthritis/osteoarthritis-flare-up

 

MAT-PT-2101126 – 1.0 – outubro 2021

Aviso

Está prestes a deixar um website da Sanofi e a aceder a outro site, onde não se aplica a nossa política de privacidade. A Sanofi não é responsável pelo conteúdo de websites externos.

Voltar Continuar

Pin It on Pinterest

Share This